Problemas de fornecimento e qualidade de energia elétrica (QEE) são muito comuns, acarretando uma série de prejuízos para os clientes. Faltas, interrupções, oscilações e todo o tipo de perturbação podem ser detectadas através desta análise, o que facilita a responsabilização das concessionárias ou a resolução de problemas ocasionados por equipamentos.
Dentro das fábricas, distorções harmônicas, decorrentes de cargas não lineares, como inversores de frequência e fontes chaveadas podem causar sérios problemas a produção. As distorções harmônicas podem acarretar desligamentos em máquinas sensíveis, ruído no sistema de aterramento, baixo rendimento de motores elétricos e até mesmo queima de equipamentos eletrônicos, como placas e controladores.
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) define parâmetros mínimos de qualidade do produto (energia elétrica) e a qualidade do fornecimento (serviço), estabelecendo limites e valores de referência relativos a conformidade dos itens citados, através do PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional).