Laudo de Aterramento e SPDA
O Laudo de Aterramento e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (ABNT 5419) é item obrigatório de acordo com a NR10, e serve para encontrar pontos de inconformidade no referido sistema, a fim de mitigar problemas com raios e garantir a qualidade e manutenção da infraestrutura de aterramento das edificações.
A análise instrumentada e visual aponta possíveis melhorias e ações que deverão ser tomadas para garantir a funcionalidade do sistema de proteção da edificação, evitando possíveis prejuízos, principalmente ao maquinário e a rede elétrica do cliente.
Laudo de Qualidade de Energia
Problemas de fornecimento e qualidade de energia elétrica (QEE) são muito comuns, acarretando uma série de prejuízos para os clientes. Faltas, interrupções, oscilações e todo o tipo de perturbação podem ser detectadas através desta análise, o que facilita a responsabilização das concessionárias ou a resolução de problemas ocasionados por equipamentos.
Dentro das fábricas, distorções harmônicas, decorrentes de cargas não lineares, como inversores de frequência e fontes chaveadas podem causar sérios problemas a produção. As distorções harmônicas podem acarretar desligamentos em máquinas sensíveis, ruído no sistema de aterramento, baixo rendimento de motores elétricos e até mesmo queima de equipamentos eletrônicos, como placas e controladores.
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) define parâmetros mínimos de qualidade do produto (energia elétrica) e a qualidade do fornecimento (serviço), estabelecendo limites e valores de referência relativos a conformidade dos itens citados, através do PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional).
Laudo para crédito de ICMS
Os empreendimentos industriais, e que não fazem parte do simples nacional, tem direito ao creditamento de ICMS na energia elétrica, utilizada somente na produção. Para que isto seja possível é necessária a elaboração de um laudo técnico (feito por profissional legalmente habilitado), feito nos moldes requeridos pela Secretaria Estadual da Fazenda, e Lei Complementar 102/2000.
Laudo de Inspeção Termográfica
A termografia é uma técnica de inspeção preditiva, que utiliza luz infravermelha para detectar aquecimento, provocado pelo efeito Joule. A técnica vem sendo utilizada na manutenção preditiva das linhas e subestações de transmissão e distribuição de energia elétrica, e hoje está disponível também para o setor industrial.
É uma técnica que promove a detecção de defeitos de forma antecipada, gerando economia e segurança na manutenção dos equipamentos de potência.